segunda-feira, 9 de junho de 2014

Querida Comunidade diocesana

Estamos celebrando a festa litúrgica de Pentecostes. Somos convidados a vivenciar no grupo dos seguidores e seguidoras de Jesus a experiência da comunhão na diversidade. A palavra de Deus proclamada neste dia nos diz: Todos, tanto judeus como prosélitos, cretenses e árabes, nós os ouvimos anunciar em nossas línguas as maravilhas de Deus! (Atos 2, 11)
No mesmo livro de Atos o Espírito Santo é chamado como dom de Deus (Cf. At. 2,38; 10,45; 11,17). Hilário de Poitiers, um dos antigos Pais da Igreja afirma que «O dom» é o nome pessoal do Espírito. Portanto, neste Pentecostes, clamamos por esse «Dom». Invocamos o Dom do Espírito, «alma da Igreja», para renovar nossa vida espiritual. Invocamos o Dom do Espírito, «alma da Igreja», para renovar nossa vida social, tão conturbada nestes tempos. Invocamos o Dom do Espírito Santo, «alma da Igreja», para renovar a vida e a Missão da Igreja.
É através desse Dom que todos os cristãos, no passado e no presente se unem numa dedicação completa ao Senhor ressuscitado, Ele chama a comunidade dos fieis a viver uma vida plena, entendendo que sua ação em nós se dá para um fortalecimento mútuo, para o crescimento e edificação do corpo de Cristo.
 Sim, nossa vida como porção do Povo de Deus que peregrina na Diocese Anglicana do Rio de Janeiro precisa ser renovada na sua missão, precisa colocar sua atenção e energia naquilo que realmente é importante e essencial para a sua fé, unindo forças na construção de um novo tempo, onde as diferenças são colocadas de lado, para assim, fazer verdade seu serviço ao Reino de Deus e ao Deus do Reino.
O Espírito Santo tem sido vivenciado na história do cristianismo como aquele que mesmo diante da diversidade, promove a unidade. Portanto, que neste domingo, toda nossa família diocesana ore pedindo esta unidade, que implica em participação, dedicação, comunhão e corresponsabilidade.
Que o Espírito Santo, “alma da Igreja”, nos inspire, encoraje e capacite a vivermos com profundidade a experiência da renovação pessoal e de estruturas em nossa Diocese, para sermos melhores servidores e servidoras de todas as pessoas.
Acredite nisso, pois é essencial para que possamos avançar na construção de um novo tempo em nossa amada Igreja diocesana. 

Que neste Pentecostes toda Igreja possa se sentir revigorada e plenamente envolvida pelo Espírito Santo, para que possa estar consciente de sua missão. Muitas bênçãos a todos e todas.

Dom Filadelfo Oliveira
Bispo Diocesano da Diocese Anglicana do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário