terça-feira, 8 de abril de 2014


"Compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade" (Romanos 12.13)

Eu fui para o sul da Índia em uma equipe de trabalho missionário de curta duração. Aprendemos umas poucas frases no idioma local e então saímos em duplas para usar estas palavras com pessoas que encontrássemos.

Meu amigo e eu vimos um homem sentado do lado de fora de uma casa. Tentamos iniciar uma conversa usando nossas poucas frases, traduzidas, grosseiramente, por "Olá. Eu sou Nola e este é John. Estamos tentando aprender sua língua; não sabemos falar seu idioma apropriadamente". O homem falava inglês e nos convidou a entrar em sua casa. Sua família trouxe comida e bebidas e ele passou uma hora nos ajudando a aprender palavras diferentes. Ficamos encantados com a hospitalidade com que fomos recebidos, especialmente porque éramos pessoas desconhecidas, de outra cultura e religião. Fico imaginando se eu teria sido tão generosa se alguém de outro país tivesse batido à minha porta.

A hospitalidade às vezes é subvalorizada, mas ela foi um ministério importante nos primeiros dias da Igreja. Gaio, um dos cristãos primitivos, acolhia missionários viajantes e com isso partilhava do seu trabalho. Diótrefes estava mais interessado em sua posição na igreja. Ele não apenas não acolhia os missionários, mas também tentava impedir que outros o fizessem. Que exemplo seguiremos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário