sexta-feira, 16 de maio de 2014

Para refletir


"Pois o próprio filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos." (Marcos 10.45)

A palavra Ministro vem do latim minister que significa o menor ou mínimo. Nesse sentido, faz oposição à palavra magister que significa o maior ou mestre que, como sabemos, foi a forma usual pela qual os apóstolos chamavam a Jesus que afirmou: porque aquele que entre vós todos for o menor, esse mesmo é grande (Lucas 9:48b). Se o mestre veio para servir, porque tantos entre nós têm relutância em servir? E se decidimos já estamos, como queremos servir a Deus: como um camelo ou como um jumento?

O jumento se rebela e empaca quando está cansado ou não foi alimentado adequadamente. E o camelo? Segue servindo, muitas vezes sem comer nem beber, suportando as altas temperaturas, sem reclamar, sendo obediente, firme em qualquer circunstância, muitas vezes até cair morto.

O servo de Deus que adota atitude semelhante à do camelo tem visão, sensibilidade e percepção, antecipa-se às adversidades. Não é rebelde, antes é manso, tem domínio de suas palavras e ações, demonstra tolerância na vida em equipe, permanece sempre fiel ao seu Senhor, prostra-se como camelo diante de seu dono, suporta a carga que recebe, enche-se da Água viva para aliviar os cansados, sujos e sedentos!

Lembremo-nos das palavras do Mestre, que tendo sido poderoso para curar, ressuscitar e salvar a muitos, nunca fez um único milagre para si mesmo, suportando todas as afrontas com paciência e amor infinitos! E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me (Lucas 9:23).

Oração:
Pai bendito, te agradecemos pela oportunidade de te servir. Dá-nos um espírito ensinável e humilde para que através de nossas vidas outros que ainda sofrem nas trevas possam vir para a luz e o amor do Mestre, em cujo nome oramos, amém!

Pensamento para o dia:
Se o mestre veio para servir, por que tantos entre nós tem relutado em servir?
Oremos pelos que servem ao Reino de Deus e se encontram cansados e sobrecarregados.

Fonte: Encontro diário com Deus no Cenáculo (setembro/outubro de 2103)

Nenhum comentário:

Postar um comentário