quinta-feira, 24 de julho de 2014

Para refletir



"Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: Não temais; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde ele jazia." (Mateus 28.5-6)

Anos atras eu visitei o túmulo de Vladimir Lênin em Moscou, Rússia, e depois o de Chou En-lai, em Pequim, China. Em cada túmulo, o corpo do antigo líder estava preservado em um caixão transparente onde seus fiéis seguidores podiam vê-lo ao prestarem suas homenagens. Ao sair de cada um desses túmulos, o mesmo pensamento passou pela minha mente: Onde os seguidores de Jesus podem ir para ver o seu corpo? A resposta é claro que em lugar nenhum!

Eu também visitei a Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, construída ao redor do ponto tradicional da tumba de Jesus. Pessoalmente, gostei mais de outro ponto, chamado "Tumba do Jardim". Embora ela possa ou não ter sido a tumba de Jesus, ela se parecia mais com a tumba que eu imaginava. Entrei passando por uma grande pedra em um sulco que permite rolá-la para selar a entrada da tumba. Vi onde um corpo teria sido colocado, mas não havia corpo em nenhuma das duas tumbas de Jerusalém.

Nenhuma grande religião, exceto o cristianismo, afirma que seu fundador ressuscitou dentre os mortos. Se essa afirmação dos seguidores de Jesus não fosse verdadeira, tudo o que as autoridades teriam de fazer era apontar para seu corpo morto. Eles tentaram dizer que os discípulos o roubaram (Mt 28.12-13), mas será que aqueles que se esconderam na noite da Páscoa "por medo dos judeus" (Jo 20.19) sacrificariam suas vidas se soubessem que a ressurreição era uma mentira? Três líderes, três tumbas, mas apenas um líder está vivo hoje!

Oração:
Graças, ó Deus, por Cristo, nosso Salvador ressurreto e pelo poder do teu Espírito Santo. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia:
Regozijemos por nosso Senhor Ressurreto!
Oremos pelos visitantes de Jerusalém.

Fonte: Encontro Diário com Deus no Cenáculo (março/abril de 2013) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário