segunda-feira, 17 de março de 2014

CINZAS


As cadeiras formavam um círculo em torno da mesa simples, ornada com um forro roxo sobre o qual uma toalha de renda branca deitava-se belamente. Duas velas roxas, uma em cada ponta, acesas, remetiam a Jesus, a Luz do mundo; as Sagradas Escrituras no centro, abertas, são o eterno testemunho dos crentes que antes de nós viveram em Cristo. Tudo isso em um quarto não muito grande, de uma casa média e igualmente singela. Na casa de portões ainda fisicamente verdes, reunimo-nos com o coração cheio de sentimentos intrínsecos às portas vermelhas dos primórdios da Igreja.

Tais sentimentos são de segurança e refúgio; acolhimento, perdão e reconciliação. É o que o Espírito Santo nos traz quando, deixando-nos a nós mesmos, abrimos o coração à sua ação. Nesse tempo de quaresma, que iniciamos na quarta-feira 05 de março, com a celebração de um ofício presidido pelo nosso ministro leigo, Julio Simões, refletimos sobre nós mesmos e nossa posição em relação a Deus e ao próximo. É tempo de contrição e penitência; mas mais que isso, de preparação para a redenção que há de vir!

O próprio Julio nos trouxe uma reflexão sobre o Evangelho. Comentou acerca do modo de agir daqueles a quem Cristo chamou hipócritas, que valorizavam-se a si mesmos, mostrando publicamente seus atos de jejum e oração que, na verdade, não correspondiam a uma piedade espiritual. Esclareceu-nos, assim, a importância de que os sinais externos estejam em sintonia com os sentimentos internos.

Além disso, ele nos cotejou ao papel higiênico – sim, pois, muitas vezes, deixamo-nos levar por um status que na realidade não temos: perceba que nas compras o papel higiênico é um dos gêneros mais cuidadosamente tratados, para que não amasse; depois, no banheiro, igualmente tratamos de evitar a todo custo que ele se molhe e, por fim, quando é usado a seu fim original... Cuidemos pois de, nesse tempo de quaresma, ainda mais que em todos os outros, pensarmos sobre o que realmente temos sido e feito e se isso condiz com o chamado cristão, que é o chamado ao amor.

Por fim, pusemos cinzas uns sobre as cabeças dos outros em sinal de contrição, humildade e compromisso com o próximo, que é a expressão do compromisso com Deus. Louvado seja!

Juiz de Fora, 13 de março de 2014
Breno Ricardo


Nenhum comentário:

Postar um comentário